Blog da Magali

I'm going on an adventure

Table of Contents

1 whoami

Meu nome é Magali, sou uma estudante do segundo ano do curso de Ciência da Computação e moro em São Paulo. Antes disso, eu fiz um ano de Engenharia de Materiais, mas acabei percebendo que aquilo não era para mim. A decisão de mudar de curso foi fortemente influenciada por uma matéria que tive no primeiro semestre, chamada "Introdução à Computação".

No meu tempo livre, eu geralmente estou assistindo série ou ouvindo música enquanto navego pela internet. No entanto, se estou de férias, minha preferência é conhecer lugares novos e ser turista.

Pelos próximos três vezes, farei estágio no GNU Guix, pelo programa Outreachy e a cada duas semanas descreverei como está sendo essa atividade.

2 Valores fundamentais

Há dois valores que eu acredito serem fundamentais para se obter conquistas na vida: responsabilidade e vontade de continuar aprendendo.

2.1 Responsabilidade

Se você quer fazer alguma coisa, você tem que ser organizado e levar as coisas a sério, estabelecendo metas e sendo transparente para si mesmo sobre como seu progresso está. Esta é uma das muitas coisas que ser responsável representa e, portanto, acredito que este é um valor fundamental extremamente importante de se ter.

2.2 Vontade de aprender

Como se pode fazer algum progresso na vida se não há vontade de aprender? Um valor muito importante para mim é aprender. Fora do mundo de computação, eu gosto de aprender sobre diferentes tradições culturais e idiomas. Por exemplo, você sabia que, na Coreia, é um sinal de respeito entregar as coisas a outras pessoas usando as duas mãos?

3 Minha inscrição no Outreachy

3.1 Outreachy

Outreachy é um programa que organiza estágios de 3 meses em projetos de software livre/aberto para groupos sub-representados na indústria tecnológica. Há oportunidades não só na área de programação, mas também de design, melhorar a documentação de alguns projetos e outras áreas.

Eu lembro que a primeira vez que eu ouvi falar sobre o Outreachy foi quando eu entrei na faculdade. Durante a recepção dos calouros, nos foram apresentadas todos os tipos de oportunidades que poderíamos desfrutar, tanto dentro quanto fora da universidade. O Outreachy foi mencionado no meio disso e, desde então, eu tinha vontade de fazer parte.

Enfim, o que me motivou a me inscrever para o programa foi que eu queria ver com meus próprios olhos como uma comunidade de software livre funciona e se organiza e como é ser parte de uma. Além disso, eu fui bastante motivada pelo meu grupo de pesquisa da graduação.

3.2 GNU Guix

Durante o processo de inscrição inicial, os projetos do Guix chamaram a minha atenção pelo fato da linguagem utilizada ser Scheme. Durante este semestre, tivemos uma breve introdução a essa linguagem em uma das minhas matérias da faculdade. Como eu tinha gostado, eu pensei que poderia ser uma oportunidade para ver Scheme na prática e também aprender ainda mais sobre ela.

Guix é descrito como uma "distribuição avançada do sistema operacional GNU", mas você também pode usá-lo como um gerenciador de pacotes em cima de uma outra distribuição. Eu o uso junto com Ubuntu. A meta do meu estágio é adicionar um subcomando para mostrar a história de todos os pacotes, de forma a tornar mais fácil a navegação por diferentes versões dos pacotes.

Date: 2020-12-06 Sun 00:00

Author: Magali Lemes

Created: 2021-02-21 Sun 01:33

Emacs 26.3 (Org mode 9.1.9)

Validate